Os exames de rastreio procuram pelo câncer antes que a pessoa tenha quaisquer sinais ou sintomas. Exames realizados regularmente podem diagnosticar alguns tipos de câncer mais cedo, quando eles são pequenos, ainda não se espalharam, e são mais fáceis de tratar.
Mamografia – Prevenção de câncer de mama
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a mamografia de rotina deve ser realizada anualmente, a partir dos 50 anos. Pacientes com história familiar podem necessitar de um rastreio mais precoce e mais frequente.
Colonoscopia – Prevenção do câncer de intestino
As mulheres devem iniciar o rastreamento aos 50 anos, ou antes, se elas tiverem história familiar de câncer de cólon ou reto, ou outras doenças no cólon que aumentam esse risco.
Acompanhamento Ginecológico – Câncer do endométrio
No momento da menopausa, todas as mulheres devem ser informadas sobre os riscos e sintomas do câncer de endométrio (colo de útero), como, por exemplo, sangramento vaginal.
Tomografia baixa dosagem – Câncer de pulmão
Papanicolau – Câncer de colo de útero
As mulheres que tomaram a vacina contra o HPV ainda devem seguir as recomendações de triagem para sua faixa etária. Mulheres que estão em alto risco para o câncer do colo do útero podem precisar de acompanhamento com maior frequência. As mulheres em alto risco são aquelas com a infecção pelo HIV e transplante de órgãos.
Acompanhamento com dermatologista – Câncer de pele
Estar ciente de todas as manchas em sua pele e relatar quaisquer alterações a um médico imediatamente. Realize um exame de pele durante seus check-ups regulares de saúde.