O Câncer de Mama pode desaparecer em 11 dias?
Ao digitar no google as seguintes palavras: câncer 11 dias, diversas empolgantes frases aparecem e a nos dá a impressão de que a encontramos a solução do problema… Descobrimos a pólvora!!!
Não… Infelizmente, ainda não.
Vamos aos fatos.
O câncer de mama é um nome dado a diferentes doenças, ou seja, existem vários subtipos de câncer de mama.
O subtipo HER2 positivo é um subtipo agressivo. Acomete em torno de 20% dos pacientes com câncer de mama.
Ao longo das últimas duas décadas, graças ao grande investimento em pesquisa clinica, foram descobertas diversas medicações especificas para o tratamento desse subtipo de câncer de mama, que chamamos de drogas alvo.
As drogas alvo mais importantes e que temos acesso na pratica clínica para tratarmos nossas pacientes são: Trastuzumab, Lapatinib, Pertuzumab, TDM1.
Nos últimos anos temos visto estudos utilizando o duplo bloqueio para o tratamento desse tipo de câncer.
O que isso significa?
Significa utilizar 2 dessas drogas em combinação para combater o câncer de mama HER2 positivo.
Para as pacientes com câncer de mama metastático o duplo bloqueio com Trastuzumab, Pertuzumab e quimioterapia, aumentou significantemente o tempo de vida e o tempo sem a progressão do câncer. E tratamento já está autorizado pela ANVISA para utilizarmos nossa pratica do dia a dia aqui no Brasil.
Para pacientes com câncer de mama sem metátases, ou seja, que em algum momento do tratamento serão submetidas a cirurgia da mama, essa estratégia de tratamento com duplo bloqueio também tem sido muito estudada.
É exatamente nesse cenário, que chamamos de tratamento neoadjuvante (antes da cirurgia), que foi avaliado o duplo bloqueio com Lapatinib e Tratazumab e que segundo os autores do trabalho, houve desaparecimento do tumor em 11% dos pacientes em 11 dias.
Esse aumento de desaparecimento de tumor de mama com essas medicações já existe e inclusive, algumas pacientes já tem se beneficiado desse tratamento na pratica clinica.
O dado cientifico mais robusto que temos até o momento de dublo bloqueio no tratamento do câncer de mama HER2 é a combinação de Trastuzumab, Pertuzumab e Quimioterapia.
O que chama a atenção nesse estudo é que as pacientes nao receberam quimioterapia e 11% delas o tumor desapareceu em 11 dias, ou seja, menos de 2 ciclos de tratamento.
Isso sugere que alguns tumores HER2 são mais sensíveis que outros. E provavelmente, no futuro estaremos falando da descoberta de outros subtipos de câncer de mama HER2 positivos, possivelmente, nao necessitarão de quimioterapia .
Vamos aguardar a publicação oficial desses dados apresentados no congresso europeu para podermos opinar melhor sobre essa pesquisa.
O importante é sabermos que essa modalidade de tratamento não é nova. Essas drogas não são novas, já vem sendo utilizadas na oncologia há alguns anos.
Portanto, melhor não criarmos falsas esperanças de que a solução para tratamento do câncer é alcançada em 11 dias!
Texto: Aline Coelho – 2 minutos contra o cancer
Pingback:CONITEC abre consulta pública sobre inclusão de medicamentos para tratamento do câncer de mama metastático no SUS
Pingback:Consulta Pública - Tratamento câncer de mama HER2 +
Eu acredito que realmente possa desaparecer em 11 dias. O problema é que para se ter certeza de que não voltarão, estudos devem ser feitos nesses pacientes, os quais não deverão ter nenhum tipo de tratamento posterio ao uso dessas drogas. Como são drogas recentes, se existir algum estudo, levará muitos anos, talvez no minimo 5 ou 10 anos para se concluir algo. Cabe salientar que muitos pacientes serão orientados por seus médicos a fazerem algo depois desse desaparecimento, como radioterapia, cirurgia ou algum outro tipo de tratamento e isto irá impedir que se obtenha resposta sobre a efetividade da cura com estes remédios.
Pingback:Consulta Pública - Tratamento câncer de mama HER2 + - Dra Ana Carolina Nobre