Utilizar vasilhas de plástico para esquentar alimentos no microondas pode aumenta o risco de câncer?
NÃO!! Este mito vem do fato de que vários materiais como madeira, metais, plásticos quando levados a combustão produzem substâncias chamadas dioxinas. As dioxinas podem estar relacionada a doenças na pele, fígado e o câncer.
Não existe Dioxina nas vasilhas de plásticos! Para que uma vasilha de plástico produza dioxina ela deve ser incinerada!
Nao existe comprovação cientifica que o uso de utensílios de plásticos mesmo no microondas aumentem o risco para o desenvolvimento do cancer.
Perguntas e Respostas:
Todos os alimentos que são esquentados no plástico não são recomendados ou existem exceções?
Nao existe restrição em quanto aos alimentos. Existem alguns plásticos que não são feitos para microondas e estes em altas temperaturas podem liberar substancias como ftalatos. Estudos em animais sugerem que ftalatos podem levar alterações relacionadas a fertilidade. Por isso é importante ficar atento na embalagem e usar apenas utensílios próprios para microondas.
Muitas vasilhas na indústria são vendidas como sendo “fabricada” para ir ao microondas, isso é verdade, a população pode confiar nessas que a propaganda é para esse fim ou melhor evitar?
Para que o utensílio seja vendido com este selo ele deve ser testado. Logo procure comprar marcas que tenham sido avaliadas e aprovadas pelo INMETRO.
O melhor mesmo para se utilizar são utensílios de vidro ou louça, ou mais algum não é recomendado?
Se você está cozinhando com plástico ou usa utensílios de plásticos, a melhor coisa a fazer é seguir as instruções e apenas usar plásticos que são especificamente destinados para cozinhar. Recipientes inertes são os melhores, por exemplo, vidro resistente ao calor, cerâmica, aço inoxidável.