Tamoxifeno, uma poderosa arma contra o câncer de mama!

O Tamoxifeno é um modulador seletivo do receptor de Estrogênio, ou seja, um bloqueador de hormônio.

revisedEm células de câncer de mama que possuem a presença de receptores para estrogênio, o hormônio estrogênio presente no organismo se liga ao receptor da célula do câncer estimulando a sua proliferação. O Tamoxifeno se liga ao receptor das células bloqueando a ligação do hormônio estrogênio ao da célula cancerosa. Diminuindo e parando assim o estímulo de proliferação celular das células tumorais.

➡️ Indicações:

O tratamento com o tamoxifeno (em pacientes com câncer de mama com positividade para receptor de estrogênio) : Tamoxifeno cancer de mama ✅ Diminui o risco de recorrência. ✅ Diminui o risco de morte. ✅ Controla ou reduz a doença em pacientes com metástases ✅ Pode ser usado como prevenção no desenvolvimento do câncer na mama contra-lateral e em mulher de alto risco.

➡️ Quais são os efeitos colaterais ?

Apesar de ser uma droga extremamente bem tolerada, ela apresenta seus efeitos colaterais. Pacientes em uso de Tamoxifeno podem desenvolver hiperplasia do endométrio (espessamento da parede do útero) e por isso podem ter risco aumentado (ainda que pequeno) para câncer de endométrio. Quem usa a medicação deve ter acompanhamento regular com o ginecologista e alertar seu médico caso haja sangramento vaginal. Os fogachos, calores e suores noturnos, são os sintomas mais comuns! Eles tendem a melhorar com o tempo. 80% das mulheres que usam apresentam em algum grau, em 30% eles são mais intensos. Existem antidepressivos que reduzem esses sintomas, porém muitos não devem ser usados pois cortam o efeito do remédio em prevenir o câncer. Estão entre os remédio que cortam o efeito do tamoxifeno a fluoxetina, bupropiona, paroxetina e sertralina. Estudos sugerem que pacientes que realizam atividade física regularmente e apresentam um IMC baixo possuem menos fogachos. O Tamoxifeno também pode deixar os ciclos menstruais irregulares ou até parar de menstruar, aumenta o risco de trombose e raramente  de catarata. Estudos revelaram que seu uso pode diminuir o risco de doença cardiovasculares.

➡️ Como usar ?

Quem usa tamoxifeno não tem  restrição alimentar, deve evitar o uso de suco de Toranja (Grapefruit). A medicação é tomada uma vez ao dia, deixe em um horário que não consiga esquecer! Se esquecer tome assim que lembrar, nunca tome duas doses no dia seguinte. O Tamoxifeno é uma droga importantíssima e extremamente eficaz no tratamento do câncer de mama!! Não deixe de conversar com seu médico, ele pode ajudar a amenizar os efeitos colaterais.

33 comentários sobre “Tamoxifeno, uma poderosa arma contra o câncer de mama!

  1. Já faço uso do TAMOXIFENO 20 mg à 6 anos devido a um câncer de mama neste mês recebi METREXATO (METOTREXATO DE SÓDIO 2,5) Está medicação é tão boa quanto o tamoxifeno?

    1. Boa Tarde Rosy! sao medicações diferentes com mecanismos de ação diferente. o tamoxifeno e um hormônio, o metotrexato e um tipo de quimioterapia

  2. Tomo tamoxafeno a um ano, e estou sofrendo com os sintomas, oq posso fazer pra sentir menos esses efeito? tomo rivotril mas não ajuda as dores fortes de cabeça calorão e frio

  3. Tomo tamoxifeno a quatro meses e estou menstuando a dois. É normal?
    Quando fiz a quimio a menstruaçao parou.
    Tenho consulta marcada com a oncologista. Mas estou muito preocupada.

  4. FIZ MASTECTOMIA HÁ 8 MESES, COMECEI A TOMAR TAMOXIFENO HÁ DUAS SEMANAS E SINTO UM POUCO DE ENJÔO, MUDANÇA DE PALADAR E UMA LEVE DOR DE CABEÇA, QUE CHEGA MAIS A SER UM INCÔMODO, MAS CHATEIA. É NORMAL? PASSA COM O TEMPO DE USO? OBRIGADA.

  5. Estou tomando tamoxifeno e tomo clonasepam 2mg . Posso continuar tomando o clonasepam ou o mesmo interfere no tratamento. Lembrando que se eu não tomar, não consigo dormir.

  6. Em 2010 fiz mastectomia, quimio e radio. Tomei por 5 anos Anastrozol e passei para o Tamoxifeno em fev.de 2016. Hoje, ago/17, virei um zumbi: depressão, espessamento do endométrio, confusão mental, muita falta de ar, catarata, deslocamento de vítreo, problemas graves na pele e sem paladar. Demorei quase 1 ano e meio para perceber que tudo isso era efeito colateral do Tamoxifeno. Em consulta à minha mastologista, relatei tudo que eu vinha sentindo há muito tempo e ela falou: ¨você tem que parar esse remédio,vc está com problemas graves¨! Ela redigiu de próprio punho uma cartinha para meu oncologista e levei para ele. Ele sugeriu que eu voltasse para o Anastrozol.
    Meninas, fiquem atentas aos sintomas, aliás, eles estão na bula!

    1. Neusa, infelizmente nenhum remedio é bom suficiente para emagrecer com saude. A melhor forma é praticar atividade física aliada a uma alimentação saudável!

  7. Faço uso do Tamoxifeno faz um ano.
    Posso fazer uso do Welbutrin xr 150mg 1x ao dia?
    Usei no periodo da quimioterapia com indicaçao mėdica.
    Voltei a me sentir um pouco deprimida… Welbutrin me ajudou muito.
    Mas com tamoxifeno não sei se devo usar.

  8. Tive um cancer de mama em 2013 e fiz 8 sessões de quimioterapias e mais um ano de herceptin, 29 radioterapias, tomo tamoxifeno há 2 anos e estou com espessamento do endométrio, isso pode acarretar em câncer de endométrio? não sangro e não menstruo desde que descobri a doença, tenho hj 47 anos

    1. E normal o tamoxifeno espessar o endometrio, o espessamento por si so nao causa cancer de endometrio, porem deve se ter um acompanhamento regular com o ginecologista. O tamoxifen pode aumentar muito pouco o risco de cancer de endometrio, o sinal mais preocupante seria o sangramento.

    1. O ideal é conversar com seu médico para saber o tempo adequado. Na maioria dos casos é 5 a 10 anos. Espero que voce consiga logo o atendimento no SUS. Nao existe mais acompanhamento onde voce tratava?

  9. Faço uso de tamoxifeno não consigo dormir. o clonazepan interfere cm tamoxifeno
    que indutor de sono pode ser tomado??? com segurança??

    1. Maria, nao tem problema usar o clonazepan. Para insônia é sempre melhor ir em um psquiatra para avaliar qual é o melhor medicamento para sua insônia. avise que esta tomando o tamoxifeno, o que mais interfere com o tamoxifen são os anti-depressivos da classe inibidores fortes da recaptacao de serotonina

  10. Boa tarde Dra. Minha esposa está em tratamento a 180 dias com o “Tamoxifeno” e sente terríveis dores nas pernas. O que ela poderia fazer para diminuir esse quadro ?

    1. Bom dia Dra. Ana Carolina,

      Há ervas/chás que diminuem o efeito do tamoxifeno? tenho muito o intestino preso, posso usar o chá de Sene? Ja ouvi dizer que o de hibisco também dá uma desinchada?
      Desde j´agradeço sua atenção,
      Por acaso há algum site com banco de dados com relacionados com tamoxifeno o que pode ou não?
      Fica com Deus

    2. O carcinoma ductal in situ, é uma lesao que contem células malignas , mais que ainda nao infiltraram, por isso nao tem risco de metástase.
      As pacientes com diagnostico de carcinoma ductal in situ, podem apresentar o risco de desenvolver outras lesões, mas nao o MESMO carcinoma ductal in situ, que foi retirado, voltar. Por isso em alguns casos se faz radioterapia e hormonioterapia para prevenção.

  11. Bom dia Dra. Ana Carolina,

    Há ervas/chás que diminuem o efeito do tamoxifeno? tenho muito o intestino preso, posso usar o chá de Sene? Ja ouvi dizer que o de hibisco também dá uma desinchada?
    Desde j´agradeço sua atenção,
    Por acaso há algum site com banco de dados com relacionados com tamoxifeno o que pode ou não?
    Fica com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *