Tamoxifeno, uma poderosa arma contra o câncer de mama!

O Tamoxifeno é um modulador seletivo do receptor de Estrogênio, ou seja, um bloqueador de hormônio.

revisedEm células de câncer de mama que possuem a presença de receptores para estrogênio, o hormônio estrogênio presente no organismo se liga ao receptor da célula do câncer estimulando a sua proliferação. O Tamoxifeno se liga ao receptor das células bloqueando a ligação do hormônio estrogênio ao da célula cancerosa. Diminuindo e parando assim o estímulo de proliferação celular das células tumorais.

➡️ Indicações:

O tratamento com o tamoxifeno (em pacientes com câncer de mama com positividade para receptor de estrogênio) : Tamoxifeno cancer de mama ✅ Diminui o risco de recorrência. ✅ Diminui o risco de morte. ✅ Controla ou reduz a doença em pacientes com metástases ✅ Pode ser usado como prevenção no desenvolvimento do câncer na mama contra-lateral e em mulher de alto risco.

➡️ Quais são os efeitos colaterais ?

Apesar de ser uma droga extremamente bem tolerada, ela apresenta seus efeitos colaterais. Pacientes em uso de Tamoxifeno podem desenvolver hiperplasia do endométrio (espessamento da parede do útero) e por isso podem ter risco aumentado (ainda que pequeno) para câncer de endométrio. Quem usa a medicação deve ter acompanhamento regular com o ginecologista e alertar seu médico caso haja sangramento vaginal. Os fogachos, calores e suores noturnos, são os sintomas mais comuns! Eles tendem a melhorar com o tempo. 80% das mulheres que usam apresentam em algum grau, em 30% eles são mais intensos. Existem antidepressivos que reduzem esses sintomas, porém muitos não devem ser usados pois cortam o efeito do remédio em prevenir o câncer. Estão entre os remédio que cortam o efeito do tamoxifeno a fluoxetina, bupropiona, paroxetina e sertralina. Estudos sugerem que pacientes que realizam atividade física regularmente e apresentam um IMC baixo possuem menos fogachos. O Tamoxifeno também pode deixar os ciclos menstruais irregulares ou até parar de menstruar, aumenta o risco de trombose e raramente  de catarata. Estudos revelaram que seu uso pode diminuir o risco de doença cardiovasculares.

➡️ Como usar ?

Quem usa tamoxifeno não tem  restrição alimentar, deve evitar o uso de suco de Toranja (Grapefruit). A medicação é tomada uma vez ao dia, deixe em um horário que não consiga esquecer! Se esquecer tome assim que lembrar, nunca tome duas doses no dia seguinte. O Tamoxifeno é uma droga importantíssima e extremamente eficaz no tratamento do câncer de mama!! Não deixe de conversar com seu médico, ele pode ajudar a amenizar os efeitos colaterais.

14 comentários sobre “Tamoxifeno, uma poderosa arma contra o câncer de mama!

  1. Já faço uso do TAMOXIFENO 20 mg à 6 anos devido a um câncer de mama neste mês recebi METREXATO (METOTREXATO DE SÓDIO 2,5) Está medicação é tão boa quanto o tamoxifeno?

    1. Boa Tarde Rosy! sao medicações diferentes com mecanismos de ação diferente. o tamoxifeno e um hormônio, o metotrexato e um tipo de quimioterapia

  2. Tomo tamoxafeno a um ano, e estou sofrendo com os sintomas, oq posso fazer pra sentir menos esses efeito? tomo rivotril mas não ajuda as dores fortes de cabeça calorão e frio

  3. Tomo tamoxifeno a quatro meses e estou menstuando a dois. É normal?
    Quando fiz a quimio a menstruaçao parou.
    Tenho consulta marcada com a oncologista. Mas estou muito preocupada.

  4. FIZ MASTECTOMIA HÁ 8 MESES, COMECEI A TOMAR TAMOXIFENO HÁ DUAS SEMANAS E SINTO UM POUCO DE ENJÔO, MUDANÇA DE PALADAR E UMA LEVE DOR DE CABEÇA, QUE CHEGA MAIS A SER UM INCÔMODO, MAS CHATEIA. É NORMAL? PASSA COM O TEMPO DE USO? OBRIGADA.

  5. Estou tomando tamoxifeno e tomo clonasepam 2mg . Posso continuar tomando o clonasepam ou o mesmo interfere no tratamento. Lembrando que se eu não tomar, não consigo dormir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *