O uso de antibióticos pode aumentar o risco de câncer colorretal

O uso de antibióticos pode aumentar o risco de câncer colorretal

O uso de antibióticos aumentou bastante nos últimos anos. Pesquisas recentes indicam que o aumento do uso de antibióticos está associado a um maior risco de câncer de cólon, particularmente em pessoas com menos de 50 anos. Os novos dados reforçam a necessidade de reduzir o uso desnecessário de antibióticos, que pode colocar pessoas em maior risco de problemas de saúde.

Os antibióticos são extremamente úteis no tratamento de infecções. No entanto, os resultados de um novo estudo,  compartilhados no Congresso Mundial sobre Câncer Gastrointestinal 2021 da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, indicam que as pessoas, especialmente com idade inferior a 50 anos, podem ter um risco maior de câncer de cólon devido ao uso de antibióticos.Este estudo reforça a importância da prescrição cuidadosa de antibióticos e dá ainda mais motivos para o realizar o rastreamento do câncer de cólon entre pessoas mais jovens.
Os autores do estudo compararam grupos de indivíduos com câncer colorretal tardio (acima dos 50 anos) e indivíduos com câncer colorretal precoce (inferior aos 50 anos). Também examinaram a prescrição de antibióticos orais e o período de exposição aos antibióticos das pessoas dos dois grupos. De acordo com os resultados do estudo, pessoas com câncer colorretal de início tardio tiveram um risco associado de 9% com relação aos antibióticos. A associação foi muito maior naqueles com câncer colorretal de início precoce, com um risco aumentado de quase 50%. No entanto, esse risco não foi associado a todos os tipos de antibióticos ou a todos os tipos de câncer colorretal.
Os autores sugerem que os antibióticos possam ter sido prescritos para sintomas de um tumor que foram atribuídos incorretamente a uma infecção, o que seria um viés do estudo, porém ainda assim, os autores sugerem, um efeito negativo mais direto dos antimicrobianos nas comunidades bacterianas que podem ter ajudado no desenvolvimento do câncer.

Referência:

1. Abstract SO-25 ‘Global rise in early-onset colorectal cancer: an association with antibiotic consumption?‘ will be presented by Dr Sarah Perrott during Session VII: Presentation of Selected Colorectal Cancer Abstracts on Friday, 2 July, 08:00-12:00 CEST. Annals of Oncology, Volume 32, Supplement 3, July 2021

2. Klein EY, Van Boeckel TP, Martinez EM et al. Global increase and geographic convergence in antibiotic consumption between 2000 and 2015. Proc Natl Acad Sci U S A. 2018 Apr 10;115(15):E3463-E3470.

3. Vuik FE, Nieuwenburg SA, Bardou M et al. Increasing incidence of colorectal cancer in young adults in Europe over the last 25 years. Gut 2019 Oct;68(10):1820-1826.

 

Give a Reply