Fatores de Risco de Proteção para o Câncer de Ovário

Fatores de Risco de Proteção para o Câncer de Ovário

Fatores de risco e proteção para o câncer de ovário.

O Câncer de ovário acontece mais frequentemente entre mulheres de 50- 65 anos, não possui uma causa determinada, entretanto alguns fatores estão relacionados ao aumento ou diminuição do risco desse tipo de câncer.

Idade:
Como em todas neoplasias malignas, quanto maior a idade, maior o risco de câncer. O câncer de ovario é mais frequente em mulheres na pós-menopausa.

Resultado de imagem para family icon pngHistória Familiar:

O risco é maior em pessoas que possuem irmã, mãe ou filha com câncer de ovário. O risco também pode vir da família paterna. História familiar de outros tipos de câncer como de intestino e mama podem aumentar o risco de câncer de ovário.  5 a 15% dos cânceres de ovário, são causados por alterações genéticas hereditárias. Dentre estas mutações temos os genes BRCA1 e BRCA2.
Se você tem história na família de câncer de ovário converse com seu medico para indicar um geneticista.

Resultado de imagem para hormonal icon pngFatores Hormonais e Reprodutivos:

Sabe-se que mulheres que engravidam antes dos 26 anos apresentam menor risco. O risco é ainda menor após cada gestação a termo. Mulheres que não tem filhos ou engravidam após os 35 anos apresentam maior risco.
A amamentação pode diminuir o risco.

Resultado de imagem para contraception icon pngAnticoncepcional:

Mulheres que usam anticoncepcional possuem MENOR risco. O beneficio é menor após 3 a 6 meses de uso, e quanto maior o tempo menor o risco para câncer de ovário.

Resultado de imagem para fertility icon pngMedicamentos para fertilidade:

Ainda não se sabe ao certo de existe correlação. Alguns estudos sugerem que o uso de drogas para fertilidade como o citrato de clomifeno por mais de 1 ano, poderia aumentar o risco de câncer de ovário. Porem mulheres que não conseguem engravidar apresentam um risco maior independente do uso destas medicações. Isto se deve em parte por que esta mulheres nao são expostas ao efeito protetor da gravidez e do uso de anticoncepcional.

Resultado de imagem para hormonal therapy icon pngTerapia de reposição hormonal:

Alguns estudos sugerem que o uso de estrogênios após a menopausa pode aumentar o risco de câncer de ovário. O risco parece ser maior com o uso de estrogênio sozinho por mais de 5 anos. A reposição realizada com a combinação de estrogênio e  progesterona não mostrou aumentar significativamente o risco.

Resultado de imagem para sobrepeso icon pngSobrepeso:

Estudos mostraram que mulheres na antes da menopausa que apresentavam IMC > 28 tinham maior chancer de ter câncer de ovário.

Resultado de imagem para cosmetic icon pngUso de talco nas partes intimas:

Estudos muito antigos sugeriam aumento do risco para câncer de ovário em pessoas que usavam talco na area genital. No passado, o talco podia estar contaminado com asbesto, uma substancia conhecida por causar câncer, isto explica a associação em estudos antigos. Entretanto desde 1970 por lei os produtos de higiene e cosmética devem ser livres de asbesto.

Give a Reply