Carne processada e câncer de intestino?

Carne processada e câncer de intestino?

OMS coloca bacon, linguiça e salsicha na lista de alimentos cancerígenos

De acordo com relatório divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Comer carnes processadas pode aumentar o risco de câncer colorretal.

Depois de uma profunda revisão da literatura científica, um grupo de trabalho formado por 22 especialistas de 10 países reunidos pelo Programa de Monografias IARC classificou o consumo de Carne Vermelha como provavelmente cancerígeno para os seres humanos (Grupo 2A – evidencia cientifica limitada). Esta associação foi observada principalmente para câncer colorretal, mas as associações também foram vistas para câncer de pâncreas e câncer de próstata.

Já as Carnes Processadas foram classificadas como Grupo 1, ou seja apresentam evidencia cientifica suficiente que seu consumo em humanos pode causar cancer colorectal (cancer de intestino).  A OMS colocou estes alimentos na mesma categoria do cigarro e amianto. As carnes processadas incluem salsichas, bacon, presunto e frios.

Substâncias cancerígenas, como os nitratos, se formam quando estas carnes são preservadas. Estas substâncias podem danificar o DNA de uma pessoa e aumentando seu risco de câncer.

Segundo a OMS, comer 50 gramas de carne processada por dia aumenta o risco de câncer colorretal em 18%. Cerca de duas fatias de presunto é igual a 50 gramas.

Cortar a carne processada de sua dieta é uma maneira de reduzir o risco de câncer colorretal. Casos de câncer colorretal são esperados para aumentar nos próximos anos, especialmente em pacientes mais jovens. Em 2030, é esperado um aumento dos casos de câncer de cólon são em 90%. E casos de câncer retal em 124% em pacientes com 35 anos ou mais jovens.

Como evitar carnes processadas e carne vermelha:

Então, como você sabe se está comprando carne processada? Leia o rótulo e verifique se há palavras como nitrato, nitrito, curadas ou salgadas. Isto significa que é uma carne processada.

Especialistas recomendam uma dieta baseada em vegetais. Isso significa que dois terços do seu prato deve ser baseado em frutas e legumes. É importante também ter uma dieta rica em fibras.

Em vez de comer carne vermelha ou processada, tente estas opções de proteína saudáveis:

  • Proteínas vegetais, como feijões, legumes e soja
  • Frango fresco
  • Peixe
  • Laticínios com pouca gordura
  • Ovos

Se você optar por comer carne vermelha, comer não mais de 500 gramas de carne vermelha por semana.

As carnes processadas podem aumentar o risco. Isso não quer dizer, que as pessoas que não estão expostas a esses fatores não vão ter câncer. Por isso, o mais importante é o diagnóstico precoce e a realização da colonoscopia após os 50 anos.

Leiam aqui no Blog: Colonoscopia o Exame que Salva Vidas!!!

Link relatório OMS: IARC Monographs evaluate consumption of red meat and processed meat

Give a Reply