Quais são os tipos de câncer mais comuns em jovens?
Os tipos de câncer mais comuns em adolescentes são os de origem hematológicas como as leucemias e linfomas.
Os jovens podem apresentar também neoplasias que se originam de tecidos ósseos e partes moles (sarcomas e osteosarcomas) tumores dos sistema nervoso central e tumores germinativos, estes surgem principalmente nos testículos e ovários.
O que um jovem pode fazer para se prevenir contra o câncer?
Diferentemente dos tumores em adultos, em que fatores de estilo de vida como tabagismo e álcool aumentam muito o risco de câncer, nos adolescentes esses fatores tem um papel menor. A exposição a irradiação é o fator de risco mais importante em jovens.
Existem alguns fatores que se evitados podem diminuir o risco de câncer na adolescência e certamente para a vida adulta, são eles; não fumar, limitar o tempo de exposição solar e se sexualmente ativo usar práticas de sexo seguro. Atualmente a vacina contra o HPV é um grande aliado na prevenção de tumores de colo de útero.
Jovens têm mais chances de combater a doença, por conta da idade, do que um adulto ou um idoso?
As neoplasias mais presentes em jovens, como por exemplo Linfomas e Leucemias , apresentam alta taxa de cura, mesmo em estágios mais avançados, principalmente quando comparado com os tumores solidos (por exemplo pulmão, mama, etc..) que são mais comuns em adultos e idosos.
Quais exames os jovens devem fazer com regularidade para prevenir o câncer ou descobri-lo precocemente?
Não existem exames de rotina para pessoas saldáveis de 15 a 19 anos. Algum podem apresentar um risco familiar mais alto e por isso devem fazer acompanhamento mais de perto conforme orientação médica.
As adolescentes sexualmente ativas devem seguir acompanhamento ginecológico. O auto exame do testículo também pode ajudar na detecção de câncer de testículo.