Alimentação durante e após o tratamento

T_0217_eating-healthily_179013608_AAlimentação:
É importante que pacientes com câncer mantenham um peso saudável e tenham uma alimentação nutritiva. No entanto, os efeitos colaterais dos tratamentos podem incluir alterações no apetite e perda ou ganho de peso. Para evitar que isso prejudique a saúde, é preciso seguir algumas recomendações:
 
  • Fique de olho no peso: perda excessiva de peso pode significar que seu corpo não está recebendo os nutrientes e as calorias que precisa para se recuperar da doença e funcionar perfeitamente. Sobrepeso e obesidade também comprometem a saúde e devem ser evitados.
  • Preste atenção aos nutrientes: seu corpo precisa estar o mais saudável possível, então uma alimentação balanceada é essencial e deve incluir proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e água. Consulte um nutricionista sobre a eventual necessidade de suplementos.
  • Mantenha-se ativo(a): atividades físicas leves, como caminhadas, são indicadas para evitar perdas musculares e ganho de gordura corporal (mesmo que não alterem o peso).
  • Faça pequenas refeições ao longo de todo o dia, ao invés de poucas refeições grandes. Certifique-se de que está ingerindo as calorias necessárias.
  • Alguns alimentos podem parecer sem sabor ou enjoativos durante esse período, causando sensibilidade no estômago. Converse com um nutricionista sobre as possíveis substituições.
  • Atente-se a alguns detalhes: lave bem as mãos e os alimentos; armazene adequadamente as sobras e os ingredientes; evite alimentos pesados e de difícil digestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *