“45 é o novo 50” Rastreio de câncer colorretal

“45 é o novo 50” Rastreio de câncer colorretal

Com o recente aumento de casos de câncer colorretal em pessoas com menos de 50 anos, especialistas recomendam que pessoas com risco da doença comecem os exames de rastreamento aos 45 anos de idade, em vez dos tradicionais 50.
O câncer colorretal (CCR) é um dos mais evitáveis, devido à sua longa progressão e à disponibilidade de exames que podem detectar precocemente a doença.
A incidência geral de CCR em pessoas com 50 anos de idade ou mais diminuiu desde a década de 1980, grande parte devido ao aumento do rastreio e à mudança nos padrões de fatores de risco.
As causas do aumento do CRC em pessoas mais jovens ainda não são conhecidas, mas pesquisas apontam que iniciar o rastreamento nessa idade evitou mais mortes precoces do que começando aos 50 anos, com um aumento relativamente pequeno no número de complicações da colonoscopia. Reduzir a idade recomendada para iniciar o rastreamento vai torná-lo disponível para muito mais pessoas. Com isso, esperançosamente muito mais vidas serão salvas.

Give a Reply