As fibras alimentares podem ser definidas como resíduos de células vegetais que são resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Por não serem digeridas, elas não fornecem calorias, entretanto, desempenham importante papel no funcionamento do corpo humano..
-
Como as fibras reduzem o risco de câncer de intestino?
Existem várias maneiras das fibras reduzirem o risco de câncer de intestino. As fibras ajudam na digestão e consequentemente, aumentam a frequência da evacuação, o tamanho das fezes e também dilui seu conteúdo. Isso significa que os produtos químicos nocivos passam menos tempo no intestino.
Quando as fibras encontram uma bactéria no intestino, esta bactéria produz o butirato, um ácido graxo que auxilia as células do intestino a se manterem saudáveis, reduzindo a probabilidade de surgimento de tumores.
-
Como posso ingerir mais fibras?
Os alimentos ricos em fibras incluem grãos integrais, frutas, vegetais e leguminosas (como feijão ou lentilha). Todos esses alimentos são ricos em fibras, mas a evidência mais forte de um risco reduzido de câncer é para os grãos integrais. Para aumentar sua ingestão, tente:
-
Alternar os itens do dia a dia, como pão, macarrão ou arroz, para alternativas integrais
-
Comer frutas e vegetais em todas as refeições (podem ser frescos, congelados ou enlatados)
-
Usar lentilha ou feijão no lugar de parte da carne em seus pratos favoritos
-
Devo tomar suplementos de fibra?
Embora os suplementos de fibras possam ser úteis para algumas pessoas com certas condições médicas, para a grande maioria, a melhor maneira de aumentar a ingestão de fibras é fazendo mudanças na dieta e comendo mais alimentos ricos em fibras, especialmente os grãos integrais.
Excelente matéria, ajuda muito a enriquecer as instruções passadas a nós pacientes oncológicos, por outros profissionais da área, que porventura não tenham aprofundado tanto em certos detalhes de como funciona todo o processo alimentar, e isto certamente promove melhor absorção do conteúdo e consecutivamente melhor entendimento e compreensão, levando a maior aderência a um comportamento alimentar mais adequado.
Parabéns pela matéria e muito Obrigado!
Fabio! Muito obrigada pelo retorno!