Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer

Dia Mundial do Câncer | 04 Fevereiro

São esperados no mundo 14,1 milhões de casos novos de câncer, ele representa 1 em cada 6 mortes no mundo, sendo no Brasil a 2a causa de morte.

 

Para comemorar o Dia Mundial de Câncer, o INCA lançou a publicação Estimativa 2018 – Incidência de Câncer no Brasil. Com exceção do câncer de pele não-melanoma, os tipos de câncer mais frequentes serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres. Além dos citados, completam a lista dos dez tipos de câncer mais incidentes: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970).

Como combater o câncer?

Prevenir o câncer:

Mudanças no modo em que vivemos significam que cada mais pessoas em todo mundo estão expostas a fatores de risco do câncer, como tabagismo, dieta de baixa qualidade e estilo de vida sedentários.
Sabemos que  30 a 50% dos casos podem ser prevenidos com mudanças no estilo de vida.
Manter o peso corporal, é uma das principais formas de prevenir o câncer. Estudo  publicados mostraram que a redução do peso e a prática de atividade física regular levou a redução em 40% do risco de câncer de mama.
Educar e informar os indivíduos e as comunidades sobre as relações entre estilo de vida e risco de câncer é o primeiro passo para uma prevenção efetiva do câncer.

 Exames / Acompanhamento Médico:

Mamografia, preventivo, colonoscopia…

Peso Corporal:
Manter o peso corporal, é uma das principais formas de prevenir o câncer.

BMI 21 a 23.

Atividade Física:

Pratique atividade física moderada de 30-60min diariamente.

Limitar hábitos sedentários.

Alimentação:

Evitar o consumo de carne processada.
Dieta balanceada e rica em legumes, verduras, fibras.

Oleoginosas.

Evitar Bebidas Alcoólicas:

Limitar o consumo de álcool.
2 doses ao dia para homens
1 dose dia para mulheres.

Para prevenção do câncer o ideal é não beber álcool.

Amamente!

O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil

Não Fume!

Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

Evite exposição solar:

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

Inspire Ações. Tome uma Atitude!

Um passo importante no combate ao câncer é solicitar que os governos intensifiquem seus esforços, pressionando para que coloquem em prática ações que podem reduzir mortes prematuras e melhorar a qualidade de vida. Ações importantes são o acesso a população a exames de rastreamento como mamografia e papanicolau e acesso a medicações  que aumentam o controle da doença.
Podemos lutar por melhor acesso a serviços e ao tratamento. Todas as pessoas tem o direito de se beneficiar dessas intervenções de maneira igualitária.

Criar ambientes saudáveis!

Com a previsão do aumento de força de trabalho global para 3,5 bilhões em 2030, há uma oportunidade importante de aproveitar o local de trabalho como uma plataforma de prevenção e detecção precoce. os empregadores podem implementar medidas no local de trabalho que irão motivar e manter hábitos saudáveis na rotina das pessoas. Dando o suporte correto, os empregadores e colegas podem incentivas uma transição bem-sucedida na volta ao trabalho de pacientes com câncer.
As escolas também possuem papel importante em estimular a cultura de escolhas e hábitos saudáveis ao oferecer alimentos e opções de bebidas nutritivas, bem como tempo para recreação e pratica de esportes. Um ambiente que apoia a boa nutrição e a atividade física cultivará essa mudança de comportamento entre funcionários, pais, famílias e comunidade em geral.

Desfazer mitos!

Governos, comunidades, escolas, empregadores e a mídia podem desafiar as percepções sobre o câncer e desfazer mitos prejudiciais, de forma que todas as pessoas tenham acesso a informações corretas sobre o câncer, além de prevenção e cuidado de alta qualidade para o câncer.

Related posts

Dê uma resposta