Os exames para rastreio de câncer que todas as mulheres devem saber!

Os exames para rastreio de câncer que todas as mulheres devem saber!

Os exames de rastreio procuram pelo câncer antes que a pessoa tenha quaisquer sinais ou sintomas. Exames realizados regularmente podem diagnosticar alguns tipos de câncer mais cedo, quando eles são pequenos, ainda não se espalharam, e são mais fáceis de tratar.

 

Mamografia – Prevenção de câncer de mama

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a mamografia de rotina deve ser realizada anualmente, a partir dos 50 anos. Pacientes com história familiar podem necessitar de um rastreio mais precoce e mais frequente.


Colonoscopia – Prevenção do câncer de intestino

As mulheres devem iniciar o rastreamento aos 50 anos, ou antes, se elas tiverem história familiar de câncer de cólon ou reto, ou outras doenças no cólon que aumentam esse risco.

Acompanhamento Ginecológico – Câncer do endométrio


No momento da menopausa, todas as mulheres devem ser informadas sobre os riscos e sintomas do câncer de endométrio (colo de útero), como, por exemplo, sangramento vaginal.

Tomografia baixa dosagem – Câncer de pulmão 

Mulheres com idades entre 55 e 74 anso que são ou foram fumantes pesados devem falar com seu médico sobre a tomografia computadorizada de baixa dose para triagem de câncer de pulmão. Screening não a torna OK para manter o uso do tabaco!!! Obtenha ajuda para parar de fumar.

Os Exames para rastreio de cancer

Papanicolau – Câncer de colo de útero 

 Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero, o objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais e também pode identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. O exame permite identificar estágios pré-cancerosos, quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%.
Todas as mulheres devem começar o rastreio do câncer de colo do útero aos 21 anos.
As mulheres que tomaram a vacina contra o HPV ainda devem seguir as recomendações de triagem para sua faixa etária. Mulheres que estão em alto risco para o câncer do colo do útero podem precisar de acompanhamento com maior frequência. As mulheres em alto risco são aquelas com a infecção pelo HIV e transplante de órgãos.

Acompanhamento com dermatologista – Câncer de pele 

Estar ciente de todas as manchas em sua pele e relatar quaisquer alterações a um médico imediatamente. Realize um exame de pele durante seus check-ups regulares de saúde.

Related posts

Dê uma resposta