Câncer do colo do útero:
Está relacionado à infecção pelo vírus HPV, transmitido sexualmente. No entanto, vários fatores de risco estão associados, como tabagismo, e outras infecções concomitantes, aumentam o risco do aparecimento e progressão das lesões pré-tumorais.
Em relação aos sintomas, o câncer de colo de útero geralmente provoca corrimento vaginal (às vezes sanguinolento), sangramento nas relações sexuais e dor pélvica em casos mais avançados.
Câncer de endométrio (corpo do útero):
Está relacionado a obesidade na perimenopausa e menopausa, diabetes e pressão alta.
Câncer de vulva:
Aparece relacionado à infecção pelo HPV. Esse tipo de câncer apresenta como principais sintomas, além das coceiras crônicas, o aparecimento de úlceras, feridas ou gânglios na região inguinal.
Câncer do ovário:
Pode ter a presença de fator hereditário, apesar da doença também se manifestar frequentemente em mulheres sem história familiar. O risco aumenta com a idade. Parece existir uma maior relação da doença em mulheres que não tiveram filhos, usaram terapia hormonal peri ou pós menopausa
A realização de exames periódicos e orientação adequada sobre os cuidados a serem tomados nas diferentes fases da vida, é decisiva na luta contra o câncer.