número de mortes no Brasil por conta do câncer aumentou 31% desde 2000. Hoje, o câncer é a segunda causa de morte no país, superado apenas por doenças cardiovasculares. Se estima que apenas 5 a 10% das neoplasias possuem causa genética, sendo em 90 a 95% relacionados a outros fatores ambientais e ao estilo de vida.
Um estilo de vida saudável pode prevenir o cancer em até 40% dos casos!
Uma das mais potentes armar em prevenir o cancer são os exercícios físicos.
Com o avanço da idade tendemos a perder massa muscular e ganhar gordura. A musculação evita essa perda natural de massa muscular, previne a osteoporose e proteje as articulações. Em pacientes que tiveram cancer e usam hormonoterapia, a musculação é um grande aliado em prevenir o cancer e amenizar os efeitos colaterais do tratamento na perda de massa muscular e óssea.
Ioga:
A ioga, através dos seus três componentes principais (posturas, respiração e meditação) pode ajudar a promover vários parâmetros da saúde física (aptidão, equilibrio, flexibilidade e força), saúde mental (estresse e ansiedade) e uma série de sintomas relacionados à saúde (por exemplo, dor) e um numero de outras condições relacionadas a saúde. Além de prevenir o cancer a ioga é um grande aliado no combate aos sintomas relacionados ao tratamento.
Natação:
Muitas atividades físicas podem ajudar a prevenir o cancer. A natação oferece uma vantagem única, pois associa o exercício cardiovascular com o desenvolvimento muscular em um ambiente de pouco impacto. Outro dado importante é que a vitamina D previne o cancer, pessoas que fazem natação tem valores maiores de vitamina D devido a exposição solar.
Corrida:
A prática de exercícios aeróbicos regulares de moderada a alta intensidade diminuem significativamente o risco da formação de pólipos no intestino, do cancer de intestino e rim. Estudos também evidenciaram que mulheres que praticavam exercícios aeróbicos como a corrida, tinham menos de 25% de chance para desenvolver cancer de mama. A corrida ajuda a manter um peso adequado prevenindo assim o excesso do hormônio estrogênio produzido também pelo tecido adiposo. O excesso de estrogênio pode aumentar o risco de cancer de mama ou de sua recidiva.
Pedalar:
Andar de bicicleta está entre as melhores atividades que podem ser feitas diariamente e também uma das melhores para os membros inferiores. Pedalar previne o cancer por ajudar a controlar o peso. Em comparação aos sedentários, quem anda de bike com frequência apresenta probabilidade menor de ter cancer e 46% menor de desenvolver males cardiovasculares.
Hidroginástica:
Uma boa opção de atividade física para as pacientes que estão tratando de cancer é a hidroginástica, que além de trazer bem-estar, promove o condicionamento cardiovascular e muscular, trabalha a coordenação motora, estimula a agilidade e traz a sensação de relaxamento. A hidroginástica é uma atividade que não gera impactos, por esse motivo, não existe uma restrição para quem deseja praticá-la.
Lutas:
A atividades físicas como luta tem como vantagem associar o treinamento muscular aeróbicos em um ambiente com bastante descontração. Assim atividades como judo, karate ajudam a manter um peso saudável, prevenindo o cancer, e auxiliam no tratamento de doenças como a depressão e insônia.
Natação foi a atividade que escolhi. No meu caso o sobrepeso era enorme, mais de 110 kg. Hoje já com 98kg. A natação eliminou os inchaços de pés e pernas após quimioterapia. Nado há 1 ano e 2 meses diariamente, hoje mais de 2000 m por dia em média.