Após o fim do tratamento de um câncer, muitos pacientes ficam ansiosos para retornarem ao trabalho.
É uma oportunidade de retomar contato com colegas, se envolver com projetos interessantes, distrair o pensamento da doença e voltar à rotina normal.
No entanto, o momento certo para retornar ao trabalho varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de câncer que ela teve, o tipo de trabalho que realiza e os efeitos colaterais do tratamento. Confira a seguir algumas dicas para tornar esta transição mais tranquila:
1. Planeje
É importante conversar com seu médico sobre o momento ideal para voltar ao trabalho, pois pode variar de um paciente para outro. Se seu emprego é estressante ou tem uma demanda muito alta de serviços a serem realizados, você pode ter que esperar mais tempo para voltar.
Efeitos colaterais do tratamento, como fadiga, também podem atrasar seu retorno. Converse com o departamento de recursos humanos do local de trabalho sobre suas limitações – físicas, emocionais ou mentais – e a possibilidade de horários flexíveis.
2. Converse com seus colegas
Você não precisa comentar sobre a doença se não se sentir confortável, mas pode ser bom para que seus colegas de trabalho entendam o motivo de sua ausência, mudanças na aparência e possíves limitações.
Decida com antecedência o que quer que eles saibam e o que prefere guardar para você e esteja preparado para algumas perguntas.
É importante também avisar caso isso afete a dinâmica da equipe (por exemplo, caso você vá trabalhar menos horas por dia e, por isso, outra pessoa tenha que assumir algumas de suas responsabilidades).
3. Dicas Extras
- Planeje pequenas pausas ao longo do expediente para manter seu nível de energia.
- Se estiver com dificuldade para se concentrar, use listas, lembretes e alarmes do celular para se lembrar dos afazeres
- Agende reuniões com seu chefe para avaliar sua transição e fazer as adaptações necessárias, como troca de responsabilidades por um certo período.
Deus te abençoe
Obrigada!