O que é GIST?

O que é GIST?

GIST – TUMOR ESTROMAL GASTRO-INTESTINAL

Gastro-intestinal quer dizer que começou no aparelho digestivo. Tumor stromal se refere aos tecidos que suportam o tecido conectivo, que controlam o movimento do intestino.

Na maioria das vezes o GIST tende a ter um crescimento lento. 6 a 10% dos casos tem origem no estômago, porem podem surgir em qualquer parte do aparelho digestivo. O diagnostico é mais frequente entre os 50 a 70 anos. Não se sabe ainda ao certo a causa. Pessoas com neurofibromatose apresentam maior risco para GIST.

SINTOMAS:

O GIST só vai sintomas quando a doença está mais avançada. Os sintomas mais comuns nestes casos são: Dor ou desconforto no abdome, fraqueza, sangue nas fezes ou vômitos e anemia. (Muitas outras condições sem ser câncer podem dar esses sintomas. Se tiver esses sintomas procure um medico. O GIST é raro, logo na maioria das vezes esse sintomas são relacionados a outras causas).

TRATAMENTO.

O tratamento do GIST depende da localização da doença e o quanto esta avançada.

Para doenças localizadas a cirurgia é o tratamento de escolha. Em alguns casos, dependendo do tamanho do tumor e da taxa de proliferação da célula pode ser indicado um tratamento complementar com terapia alvo. A terapia alvo nestes casos tem como intuito diminuir o risco da doença voltar.

Para pacientes que possuem tumores que nao podem ser operados ou que apresentam metástases, o tratamento ideal é a terapia alvo. Como esses tumores se multiplicam de forma lenta, a quimioterapia nao funciona.

A terapia alvo, são drogas que atuam diretamente em uma proteína especifica da célula que faz ela se multiplicar. Estas medicações desligam essa proteínas alvos.

Existem 3 drogas alvos aprovadas para o tratamento do GIST, todas elas por via oral. Os efeitos colaterais mais comuns são fadiga, anemia e diarreia. Podem variar muito de pessoa para pessoa.

* Imatinib

* Sunitinib

* Regorafenib

Ter um diagnostico de um tumor raro pode ser difícil, na pratica e emocionalmente. Por isso, é importante estar bem informado sobre o diagnostico e o tratamento.

Give a Reply