Açúcar e Câncer

Açúcar e Câncer

As células cancerosas geralmente crescem e multiplicam-se rapidamente, o que consome muita energia. Isso significa que elas precisam de muita glicose. Apesar disso, cortar o açúcar de nossa dieta não é capaz de impedir o crescimento e o desenvolvimento do câncer.

Não há evidências de que seguir uma dieta “sem açúcar” reduza o risco de câncer ou aumente as chances de melhora para pacientes diagnosticados. Seguir dietas muito restritas com baixas quantidades de carboidratos pode prejudicar a saúde a longo prazo, desprezando alimentos que são boas fontes de fibras e vitaminas. No caso de pacientes com câncer, pode ser muito prejudicial, pois alguns tratamentos podem resultar na perda de peso e colocar o corpo sob alto estresse. Assim, a má nutrição de dietas restritivas pode dificultar a recuperação.

Embora cortar o açúcar não ajude a tratar o câncer, encorajamos as pessoas a cortar os alimentos açucarados porque há uma ligação indireta entre o risco de câncer e o açúcar. Comer muito açúcar ao longo do tempo pode auxiliar no ganho de peso, e evidências científicas mostram que o excesso de peso (ou a obesidade) aumenta o risco de 13 tipos diferentes de câncer. Na verdade, a obesidade é a maior causa evitável de câncer depois do tabagismo.

Ainda que banir o açúcar não possa parar o câncer, todos podemos reduzir nosso risco fazendo escolhas mais saudáveis, e reduzir a quantidade de açúcar em nossas dietas é uma boa maneira de ajudar a manter um bom peso corporal.

Give a Reply