Nos homens, o câncer da mama é muito raro. Há cerca de 350 homens diagnosticados a cada ano, em comparação com cerca de 50.000 casos de câncer de mama em mulheres.
O sintomas, diagnóstico e tratamento são todos muito semelhantes às mulheres com câncer da mama. Os riscos e as causas variam um pouco, normalmente é mais comum em famílias onde a historia de cancer de mama é muito frequente. Pode existir relação com mutações em genes como o BRCA.
Os sintomas do câncer de mama em homens
O sintoma mais comum para os homens com cancer de mama é um nódulo na área do peito. Este é quase sempre indolor. Outros sintomas podem incluir:
- Inchaço da mama
- Uma ferida (úlcera) na pele da mama
- Mamilo retraído
- Caroços debaixo do braço
Se você tiver algum destes sintomas, é importante ir ao seu médico de família imediatamente. Encontrar um câncer precoce dá a melhor chance de sucesso do tratamento.
Cirurgia
A operação mais comum para os homens com câncer de mama é a remoção da totalidade de mama (mastectomia), incluindo o mamilo. Não há tecido mamário muito em homens, por isso geralmente não é possível deixar qualquer coisa atrás. Às vezes, o cirurgião remove também parte do músculo subjacente se ele está perto do câncer.
Para os homens diagnosticados com câncer de mama invasivo, o cirurgião pode remover alguns dos gânglios linfáticos da axila.
Para os homens, os implantes atualmente disponíveis não recriam a forma correta de peito de um homem por isso não é usual ter a reconstrução da mama. Mas, por vezes, o cirurgião pode ser capaz de melhorar a aparência com mais cirurgias após a mastectomia.
Fotos abaixo mostram antes de uma mastectomia, 1 dia e 3 meses após a operação (Fonte: Cancer Research UK).