O que é Ca15.3?

O que é Ca15.3?

O teste de biomarcador do antígeno de câncer 15.3 (CA 15.3) é usado para monitorar o câncer de mama. O antígeno CA 15.3 é uma proteína liberada na corrente sanguínea por certos tipos de câncer. Embora o câncer de mama esteja intimamente ligado ao antígeno CA 15.3, ele também está associado a outras doenças.

O CA 15-3 é uma das várias substâncias classificadas como marcadores tumorais, que podem aumentar à medida que a doença progride e diminuir à medida que o tumor responde à terapia do câncer. O CA 15-3 é um dos vários marcadores tumorais usados para monitorar pessoas com câncer de mama em estágio 4 (também conhecido como câncer de mama metastático).

Embora alguns oncologistas usem o teste para detectar a recorrência do câncer de mama, ele não é aprovado para esse uso.

Dito isto, nem todos os cânceres de mama liberam os antígenos CA 15-3. Isso é comprovadamente verdadeiro com o câncer de mama em estágio inicial, no qual menos da metade das pacientes apresentará elevações nos valores de CA 15-3. Por outro lado, até 80% das pessoas com câncer de mama metastático terão níveis aumentados de CA 15-3.

Embora o teste CA 15-3 seja valioso para monitorar o câncer de mama, é menos confiável quando usado para o rastreamento dele. Isso se deve em parte ao fato de que o CA 15-3 é específico para o câncer de mama, mas não exclusivo dele. Outras condições benignas e malignas também podem causar aumentos, como:

Hepatite aguda
Condições benignas da mama
Câncer de colo
Endometriose
Câncer de fígado
Cirrose
Câncer de pulmão
Lúpus
Doença inflamatória pélvica
Câncer de pâncreas
Câncer de próstata
Sarcoidose
Tuberculose

Até mesmo a gravidez e a amamentação podem aumentar os níveis de CA 15.3.

Devido ao seu potencial para resultados falso-positivos, a Sociedade Americana de Oncologistas Clínicos (ASCO) desaconselha o uso de testes de marcadores tumorais para triagem de câncer de mama novo ou recorrente. As mamografias de rotina ainda são consideradas a ferramenta número um para o rastreamento do câncer de mama.

Give a Reply