Hepatocarcinoma

Hepatocarcinoma

O carcinoma hepatocelular (CHC) é o tipo mais comum de câncer primário do fígado. Ele ocorre com mais frequência em pessoas com doenças hepáticas crônicas, como cirrose causada por hepatite B ou infecção por hepatite C, pessoas com doenças hepáticas de longa duração e até mesmo pessoas que bebem grandes quantidades de álcool e que apresentam acúmulo de gordura no fígado.

Diagnóstico

Os testes e procedimentos usados para diagnosticar o carcinoma hepatocelular incluem:

Exames de sangue para medir a função hepática, testes de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética e biópsia hepática em alguns casos, que consiste em remover uma amostra de tecido hepático para exames.

Tratamento

O tratamento mais adequado para cada caso depende do tamanho e da localização do CHC, do bom funcionamento do fígado e da saúde geral do paciente. Entre os possíveis tratamentos estão a quimio ou radioterapia, a cirurgia para remoção do câncer e o transplante de fígado. Outras alternativas são os procedimentos de ablação, que utilizam do calor e frio extremo para matar as células cancerosas no fígado. Este último pode ser recomendado para pessoas que não podem se submeter à cirurgia.

A terapia medicamentosa e a imunoterapia também são boas opção de tratamento, visto que a primeira ataca “fraquezas específicas” nas células cancerosas e podem ajudar a retardar a progressão da doença. Já a imunoterapia ativa o sistema imunológico para atacar as células cancerosas.

Por último, há a opção dos testes clínicos. Os testes clínicos oferecem a oportunidade de experimentar novos tratamentos para o câncer de fígado. Pergunte ao seu médico se você está qualificado para participar de algum teste clínico.

Give a Reply