Oncologista na Barra da Tijuca
O que é Oncologia?
O Médico Oncologista é o profissional que procura a especialidade médica que estuda as neoplasias, ou tumores, benignas ou malignas.
A origem da palavra vem do grego onkos, que significa volume, que sabemos atualmente ser causado pelo acúmulo de células cancerosas em regiões do organismo.
Os tumores podem ser localizados ou invadir outros tecidos, disseminando-se por todo o corpo.
A Oncologia estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso.
No Brasil, a Oncologia é também chamada Cancerologia.
O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alÃvio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida).
O cirurgião oncológico é o médico cirurgião especializado no tratamento de neoplasias de maneira cirúrgica.
O radioterapeuta é o médico especializado no tratamento de neoplasias utilizando radiações ionizantes.
O oncologista clÃnico é o médico clÃnico especializado no tratamento das neoplasias através da prescrição de quimioterapia, hormonioterapia, terapias alvo-molecular, anticorpos e imunoterapia.
O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente.
Pode ter intenção curativa ou paliativa (alÃvio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida).
O cirurgião oncológico é o médico cirurgião especializado no tratamento de neoplasias de maneira cirúrgica.
O radioterapeuta é o médico especializado no tratamento de neoplasias utilizando radiações ionizantes.
O Oncologista clÃnico é o médico clÃnico especializado no tratamento das neoplasias através da prescrição de quimioterapia, hormonioterapia, terapias alvo-molecular, anticorpos e imunoterapia.
Objetivos do Tratamento Oncológico:
Os objetivos do tratamento oncológico basicamente consistem em:
O primeiro objetivo do tratamento oncológico é curar os pacientes para devolver-lhes um lugar na sociedade.
Remissão da Doença.
Caso a cura não seja possÃvel de alcançar, cabe ao oncologista apontar ao paciente um segundo objetivo, que visa uma satisfatória remissão da doença,
fazendo com que o paciente fique bem consigo mesmo pelo maior tempo possÃvel, longe dos efeitos da doença e de internações.
O maior objetivo é melhorar a qualidade de vida do paciente e não apenas prolongar uma vida sofrida.
O médico deve ajudar o paciente a manter a sua dignidade, entender sua fraqueza e evitar sentimentos de frustração.
É importante que o médico tenha condições de desenvolver o bom julgamento para o interesse do próprio paciente.
Nos últimos anos, a Oncologia tornou-se uma disciplina complexa que conta com o auxÃlio de outras especialidades como Cirurgia, Pediatria, Patologia, Radiologia, Psiquiatria e muitas outras.
Portanto, é de suma importância o tratamento multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e muitos outros profissionais.
Oncologista na Barra da Tijuca