O objetivo da radioterapia é de erradicar deposito de células malignas após a cirurgia. A radioterapia pode reduzir o risco de recorrência locoregional (na mama) e aumentar a chance de cura do câncer de mama. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomendações do uso da radioterapia depende do tipo de cirurgia realizada, a extensão da doença e fatores do paciente.
⠀
⚠️Quem deve fazer radioterapia?
Pacientes tratadas com cirurgia conservadora ( que não retiraram toda a mama) se recomenda fazer radioterapia.
Para as pacientes que foram submetidas a mastectomia radical (retiraram toda a mama) se recomenda radioterapia para as que apresentaram linfonodos positivos, tumor maior que 5 cm ou que fizeram quimioterapia antes da cirurgia e apresentavam doença residual no linfonodo, mama ou eram estádio III no diagnóstico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️Quando iniciar a radioterapia?
A radioterapia deve ser iniciada após o termino da quimioterapia ou após a cirurgia em pacientes que não tem indicação de quimioterapia. A radioterapia pode ser dada em conjunto com a hormonioterapia e o tratamento com trastuzumab.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚠️Quais os efeitos colaterais da radioterapia? ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa, os principais efeitos colaterais são:
• Inchaço e sensação de peso na mama.
• Alterações na pele na área irradiada.
• Fadiga.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A radioterapia pode influenciar nas suas opções de reconstrução mamária. Também pode aumentar o risco de problemas se for administrada após a reconstrução, principalmente se forem utilizados retalhos cutâneos
O tratamento para o câncer de mama envolve fazer muitas escolhas. Sempre que lhe for oferecido um tratamento tire todas as suas dúvidas com sua equipe médica.
Minha sogra fez uma cirurgia da mama e vai fazer fatiota. Porque é necessário fazer, os cabelos dela pode cair.