Vacina Febre Amarela

Vacina Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por vírus e transmitida por algumas espécies de mosquitos.

icon-stethoscope-300x300-2Quais os sintomas da febre amarela?

Grande maioria dos indivíduos infectados serão assintomáticos ou terão um quadro brando, mas para alguns indivíduos a infecção apresenta um quadro fulminante. As primeiras manifestações da doença são comuns a muitas doenças como, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias, as manifestações mais graves ocorrem após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas, confusão mental e cansaço intenso. A maioria dos pacientes mesmo quando desenvolvem a forma mais grave se recuperam bem e ficam imunizados naturalmente.
VaccinationComo Prevenir?
A melhor forma de enfrentarmos a doença e a realização de medidas profiláticas, dentre elas temos a vacina que oferece de forma muito eficiente a imunização daqueles que foram vacinados.
Outra forma eficiente e o combate aos mosquitos vetores, carreiam o vírus como oAedes aegypti. A eliminação dos mosquitos são importantes não apenas para a prevenção da Febre Amarela, mas para outras arboviroses como a Dengue, Chikugunha e Zika.
A população de e São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberá a dose fracionada da vacina de febre amarela. A meta é vacinar 95% de 19,7 milhões.
medical-recordsQuem deve receber a vacina da febre amarela?

Pessoas de 6 meses a 60 anos de idade que moram ou que vão viajar para regiões de risco. A zona próxima ao litoral do Brasil está fora da região de febre amarela. Importante saber que quem vai viajar deve receber a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.

Todos podem tomar a vacina?
Não. Sendo uma vacina viva, alguns grupos etários e pacientes de doenças crônicas precisam tomar precauções específicas.
Indivíduos ou grupos com  distúrbio do sistema imunológico tem contra-indicação à vacinação.
A vacina é formada por virus atenuado , para ser efetiva precisa que o sistema imunológico esteja funcionando corretamente. Estes grupos incluem as pessoas com 60 anos ou mais, pacientes com diagnósticos de doenças crônicas que podem levar a imunodepressão como AIDS, câncer, lúpus e diabetes descontrolada. 
hospitalO paciente em tratamento oncológico deverá ter sua vacinação adiada para pelo menos seis meses após o término da quimioterapia e/ou radioterapia. Entretanto, antes de vacinar é bom consultar o médico oncologista  para saber se não há risco de receber a vacina.
Uma das variáveis que influenciam nessa decisão é o estilo de vida. Se o indivíduo não sair muito de casa e morar em área sem ocorrência de febre amarela, é melhor não se vacinar. Ele pode tomar precauções como utilizar usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. No entanto, se o idoso ou pacientes com câncer tiver a imunidade normal, morar em área com circulação do vírus, frequentar matas e beira de rios, é necessário conversar com seu médico para avaliar o benefício da imunização.

Related posts

Dê uma resposta