O Câncer de Mama pode desaparecer em 11 dias?

O Câncer de Mama pode desaparecer em 11 dias?

O Câncer de Mama pode desaparecer em 11 dias?

Ao digitar no google as seguintes palavras: câncer 11 dias, diversas empolgantes frases aparecem e a nos dá a impressão de que a encontramos a solução do problema… Descobrimos a pólvora!!!
Não… Infelizmente, ainda não.
Vamos aos fatos.

O câncer de mama é um nome dado a diferentes doenças, ou seja, existem vários subtipos de câncer de mama.
O subtipo HER2 positivo é um subtipo agressivo. Acomete em torno de 20% dos pacientes com câncer de mama.
Ao longo das últimas duas décadas, graças ao grande investimento em pesquisa clinica, foram descobertas diversas medicações especificas para o tratamento desse subtipo de câncer de mama, que chamamos de drogas alvo.

As drogas alvo mais importantes e que temos acesso na pratica clínica para tratarmos nossas pacientes são: Trastuzumab‬Lapatinib‬Pertuzumab‬, TDM1.

Nos últimos anos temos visto estudos utilizando o duplo bloqueio para o tratamento desse tipo de câncer.

O que isso significa?
Significa utilizar 2 dessas drogas em combinação para combater o câncer de mama HER2 positivo.
Para as pacientes com câncer de mama metastático o duplo bloqueio com Trastuzumab, Pertuzumab e quimioterapia, aumentou significantemente o tempo de vida e o tempo sem a progressão do câncer. E tratamento já está autorizado pela ANVISA para utilizarmos nossa pratica do dia a dia aqui no Brasil.

Para pacientes com câncer de mama sem metátases, ou seja, que em algum momento do tratamento serão submetidas a cirurgia da mama, essa estratégia de tratamento com duplo bloqueio também tem sido muito estudada.
É exatamente nesse cenário, que chamamos de tratamento neoadjuvante (antes da cirurgia), que foi avaliado o duplo bloqueio com Lapatinib e Tratazumab e que segundo os autores do trabalho, houve desaparecimento do tumor em 11% dos pacientes em 11 dias.

Esse aumento de desaparecimento de tumor de mama com essas medicações já existe e inclusive, algumas pacientes já tem se beneficiado desse tratamento na pratica clinica.

O dado cientifico mais robusto que temos até o momento de dublo bloqueio no tratamento do câncer de mama HER2 é a combinação de Trastuzumab, Pertuzumab e Quimioterapia.
O que chama a atenção nesse estudo é que as pacientes nao receberam quimioterapia e 11% delas o tumor desapareceu em 11 dias, ou seja, menos de 2 ciclos de tratamento.
Isso sugere que alguns tumores HER2 são mais sensíveis que outros. E provavelmente, no futuro estaremos falando da descoberta de outros subtipos de câncer de mama HER2 positivos, possivelmente, nao necessitarão de quimioterapia .

Vamos aguardar a publicação oficial desses dados apresentados no congresso europeu para podermos opinar melhor sobre essa pesquisa.

O importante é sabermos que essa modalidade de tratamento não é nova. Essas drogas não são novas, já vem sendo utilizadas na oncologia há alguns anos.
Portanto, melhor não criarmos falsas esperanças de que a solução para tratamento do câncer é alcançada em 11 dias!

Texto: Aline Coelho – 2 minutos contra o cancer

Related posts

Comentários ( 3 )

Dê uma resposta