Você é fumante Passivo? Conheça os riscos!

Você é fumante Passivo? Conheça os riscos!

Respirar fumaça de outras pessoas, também chamado de fumo passivo, pode causar câncer. O fumo passivo pode aumentar o risco de um não-fumante de contrair câncer de pulmão  câncer de laringe (cordas vocais) e faringe (garganta superior).

Todos os anos, o fumo passivo mata milhares de pessoas no mundo por câncer de pulmão, doença cardíaca, acidente vascular cerebral e doença pulmonar Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Quais os riscos do fumo passivo em crianças?

O fumo passivo é particularmente perigoso para as crianças. As crianças expostas ao fumo passivo correm maior risco de infecções respiratórias, asma, meningite bacteriana e morte súbita.

De acordo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o fumo passivo é terceira maior causa de morte evitável no mundo, atingindo cerca de dois bilhões de pessoas no mundo, 700 milhões delas crianças. Aqui no Brasil, 40% dos pequenos sofrem com esse tipo de tabagismo. E não adianta fumar em outro local ou somente quando o asmático estiver ausente: por um tempo a fumaça permanece no ar, e com ela suas 1000 substâncias tóxicas que irritam o pulmão.

Para as crianças, a maioria de exposição à fumaça de segunda mão acontece em casa. Fumo pode se espalhar por toda a casa, mesmo se você abrir as janelas. Quase 85 por cento do fumo do tabaco é invisível e partículas de fumo também podeconstruir-se sobre superfícies e roupas, embora o impacto deste ainda não está claro. Se você é um fumante, fumar fora pode ajudar a reduzir a exposição do seu filho.

Fumar em carros é ruim para a saúde dos passageiros?

O fumo passivo pode chegar a níveis muito elevados dentro dos carros, porque é um pequeno espaço fechado.

Durante sua viagem, as crianças no banco traseiro serão expostos a níveis médios de fumaça em torno de três vezes o  limite recomendado de poluição do ar. Mas o nível varia de acordo com o quanto você fuma, se você tem todas as janelas totalmente aberta ou ar condicionado ligado. Os níveis de pico pode atingir o máximo de 35 vezes este limite.

Related posts

Dê uma resposta