Quem tem que fazer radioterapia no câncer de mama?

Quem tem que fazer radioterapia no câncer de mama?

O objetivo da radioterapia é de erradicar deposito de células malignas após a cirurgia. A radioterapia pode reduzir o risco de recorrência locoregional (na mama) e aumentar a chance de cura do câncer de mama. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Recomendações  do uso da radioterapia depende do tipo de cirurgia realizada, a extensão da doença e fatores do paciente.

⚠️Quem deve fazer radioterapia?

Pacientes tratadas com cirurgia conservadora ( que não retiraram toda a mama) se recomenda fazer radioterapia.

Para as pacientes que foram submetidas a mastectomia radical (retiraram toda a mama) se recomenda radioterapia para as que apresentaram linfonodos positivos, tumor maior que 5 cm ou que fizeram quimioterapia antes da cirurgia e apresentavam doença residual no linfonodo, mama ou eram estádio III no diagnóstico.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚠️Quando iniciar a radioterapia?

A radioterapia deve ser iniciada após o termino da quimioterapia ou após a cirurgia em pacientes que não tem indicação de quimioterapia. A radioterapia pode ser dada em conjunto com a hormonioterapia e o tratamento com trastuzumab.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚠️Quais os efeitos colaterais da radioterapia? ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa, os principais efeitos colaterais são:

• Inchaço e sensação de peso na mama.

• Alterações na pele na área irradiada.

• Fadiga.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A radioterapia pode influenciar nas suas opções de reconstrução mamária. Também pode aumentar o risco de problemas se for administrada após a reconstrução, principalmente se forem utilizados retalhos cutâneos

O tratamento para o câncer de mama envolve fazer muitas escolhas. Sempre que lhe for oferecido um tratamento tire todas as suas dúvidas com sua equipe médica.

 

Related posts

Dê uma resposta