O que é o Carcinoma Ductal Infiltrante de Mama

O que é o Carcinoma Ductal Infiltrante de Mama

O Carcinoma Ductal Infiltrante de Mama é o tipo mais comum de câncer de mama invasivo, representando aproximadamente 80% dos casos.

As células ductais cancerosas nascem nos ductos mamários (ductos por onde drena o leite durante a amamentação). Nos carcinomas invasivos as celulas cancerosas atravessam o ducto e invadem o estroma, tecido em volta do ducto. Essas células possuem a capacidade de invadir outros tecidos e crescer tanto localmente quanto de se espalhar pelas veias e vasos linfáticos. E importante lembrar que o carcinoma ductal infiltrante difere do carcinoma situ, o carcinoma in situ não atravessa a barreira do ducto e não tem potencial, por estar contido, de formar metástases.

Os subtipos dos carcinoma ductais são:

Diagrama mostrando carcinoma ductal in situ (DCIS)

 Carcinoma tubular (geralmente menos agressivo);
• Carcinoma medular (geralmente afeta mulheres mais jovens, pode estar associado a mutações predisponentes ao câncer);
• Carcinoma mucinoso (geralmente acomete mulheres após a menopausa, associado a melhor prognóstico);
• Carcinoma papilífero (frequentemente associado a CDIS, geralmente de bom prognóstico);
• Carcinoma cribiforme (geralmente de bom prognóstico).

O carcinoma ductal invasivo tem de ser caracterizado quanto à presença e quantidade de receptores hormonais (receptor de estrógeno e progesterona) na superfície das células, além do grau de expressão da proteína Her-2. Esta caracterização é feita pela técnica denominada de imunohistoquímica.

Em relação à caracterização da proteína Her-2, pode se fazer necessário teste adicional, denominado de FISH, que consiste em um teste molecular para se ter certeza em relação à expressão de Her-2. A importância do resultado da pesquisa de receptores hormonais e Her-2 está relacionada à possibilidade de se utilizar terapias-alvo.

Related posts

Comentários ( 15 )

  • Rosineide dos santos

    tenho cancer na mama direita carcinoma ductal infiltrante,SOE(C50-) estou na sexta quimoterapia ainda vou fazer radio.gostaria de saber mais sobre a minha doença

  • Achei a matéria interessante, pois diz respeito ao meu caso, retirei a mama esquerda por carcinoma infiltrante. Tratei com rádio e faço uso de Astrazanol 1mg.
    Gostaria de saber qual o prognóstico. Fiz a retirada do núcleo deixando pele e mamilo. A primeira cirurgia foi no início de 2014 cirurgia para remissão do câncer, e em 2015 fiz o mesmo tipo de cirurgia na mama contraparte tal medida preventiva.
    A possibilidade de se tomar o antihormonio depois dos cinco antes como uma segurança “emocional” digamos assim?!

  • Fátima Lima

    Olá boa tarde, li a matéria e gostei muito de obter mais informações sobre o carcinoma infiltrante, gostaria de saber quais clínicas tem o teste adicional FISH imunohistoquimica lembrando Brasílial DF Não estou encontrando clínicas de análise para fazer. Desde já agradeço

    • Ana Carolina Nobre

      Fatima, normalmente as clinicas que fazem FISH são clinicas com testes moleculares. Acho que em Brasilia tem o Hermes Pardini.

  • Estou com câncer de mama(carcinoma infiltrante da mama esquerda e nódulo na mama direita) e foi diagnosticado em abril de 2017 e ainda não fiz a cirurgia. Estou sentindo dores no local do nódulo cancerígeno da mama esquerda que vem aumentando de tamanho.

    • Ana Carolina Nobre

      Terezinha é importante neste caso procurar uma equipe de saude para programar seu tratamento com cirurgia ou dependendo do caso quimioterapia antes.

  • Dakir L Duarte

    Ana Carolina

    Boa Tarde
    Observei que as mulheres americanas são muito bem informadas sobre o câncer de mama. Elas teem consciência da absoluta necessidade da detecção precoce e, por isso,
    nunca deixam de se submeter a uma mamografia, pelo menos a cada dois anos. Infelizmente no Brasil isso não ocorre. Atendo com frequência mulheres com carcinoma avançado, cuja anormalidade elas próprias perceberam há muitos meses. Por isso considero extremamente valiosa tua publicação. Parabéns.
    Dakir

    dakir@serdil.com.br

    • Ana Carolina Nobre

      Muito obrigada! Dakir, realmente o diagnostico precoce faz toda a diferença! Obrigada pelo comentários!

  • Ricardo

    Minha mãe está com carcinoma infiltrativo de ductos mamário grau intermediário/2… como funciona o tratamento? Tem cura?

    • Ana Carolina Nobre

      Tem cura. Mas o tratamento e a chance de cura vai depender de diversos fatores como tamanho do tumor, presença de linfonodos acometido, se tem receptores hormonais HER2 etc.. ë importante que converse na consulta medica e tire todas as duvidas. O tratamento vai depender também destes fatores.

  • Jordana

    Boa tarde, tenho 29 anos e estou com cancer de mama (ductal infiltrante S.O.E) carcinoma mamario invasivo. tbm gostaria de saber mais sobre a doença.

  • Ana claudia

    Dra tambem tenho esse tipo de cancer de mama.ductal invasivo. Her 2 + e foi tirado 15 lifonodo apenas 1 estava comprometido. Minha cirurgia foi em novembro de 2016. Fiz quimioterapia e radioterapia. Sera que ja posso me considerar curada?

  • Brenda

    Minha mãe, ao realizar biópsia, acusou carcinoma ductal infiltrante moderadamente diferenciado. No ultrassom anterior a biópisia acusou nódulo hipoecoico oval, algo irregular, diâmetro antero-posterior maior do que o látero-lateral medindo 0,8 x 0,7cm. É muito grave?

  • Brenda

    Minha mãe, ao realizar biópsia, acusou carcinoma ductal infiltrante moderadamente diferenciado. No ultrassom anterior a biópisia acusou nódulo hipoecoico oval, algo irregular, diâmetro antero-posterior maior do que o látero-lateral medindo 0,8 x 0,7cm, categoria 4. Por isso fez a biópsia. Ela não sente nada no local, nem nas axilas. É muito grave? Qual o possível tratamento?

Dê uma resposta