Uso de ervas e suplementos em pacientes com câncer.

Uso de ervas e suplementos em pacientes com câncer.

Resultado de imagem para ervas medicinaisPacientes com câncer frequentemente usam ervas ou suplementos concomitante com seus tratamentos. Nos últimos anos esse mercado cresceu vertiginosamente, estima-se que chegou a 6.4 bilhões no mundo. Um estudo publicado na Costa Rica em 2017 mostrou que 56% dos pacientes usaram essas substâncias concomitantes ao tratamento, sendo que em metade dos casos os pacientes não informam seus médicos. Os pacientes que usavam essas substancias em conjunto com o tratamento apresentavam maior taxa de efeitos colaterais.
O uso dessas substâncias podem levar a alterações na absorção, eliminação ou metabolismo das medicações. Essa interação pode aumentar a toxicidade ou reduzir o efeito terapêutico do tratamento.
A maioria das ervas e suplementos não foram estudados, principalmente  quando usados junto com quimioterápicos, logo é difícil avaliar qual deles podem interagir.
É importante que o paciente informe aos seus médicos sobre qualquer substância, e que os profissionais de saúde adquiram conhecimento sobre seus efeitos, riscos, benefícios e interação farmacológicas.

Anti-oxidantes:

Resultado de imagem para ervas medicinaisO uso de anti-oxidantes pode prevenir dano dos tecidos e proteger nossas células. Entretanto, em pacientes com diagnóstico de cancer seu uso é controverso. Alguns estudos sugerem que pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia, a ingestão de grandesquantidades de anti-oxidantes pode inibir a morte das células malignas, diminuindo assim a eficácia do tratamento.
Exemplos de substancias anti-oxidantes: Vitamina A, C, E, beta caroteno, licopeno, selenium, zinco, coenzima Q10, melatonina, blueberries, curcumina e cha verde.

Pró-bióticos:

Resultado de imagem para probióticosO efeito dos pro-biótipos em pacientes em quimioterapia e radioterapia tem sido bastante estudado. Todos os estudos mostraram resultados positivos em diminuir a diarreia e aumentar a consistências das fezes.

Erva de São João:

Resultado de imagem para erva de sao joaoO uso da erva de São João pode diminuir a absorção de quimioterápicos como o irinotecano (usado para cancer de intestino) e o imatinib (usado para algumas leucemias e GIST)

American Ginseng (Panax quinquefolius):

Resultado de imagem para american ginsengEstudo publicado em 2013 com 364 pacientes mostrou que o uso de 2000mg diária de ginseng por 8 semanas podia diminuir o efeito da fadiga em pacientes em quimioterapia e/ou radioterapia, sem alterar a eficácia do tratamento. Mais estudos estão em andamento para confirmar o benefício.

Glutamina:

Resultado de imagem para glutaminaEstudo clinico que comparou o uso de glutamina versus placebo em pacientes com diagnostico de cancer de cabeca e pescoço em quimioterapia e radioterapia, mostrou que seu uso em conjunto com outras terapia, pode ajudar a amenizar a mucosite induzida pelo tratamento.
Outros estudos sugerem também algum benefício na prevenção da neuropatia periférica, entretanto é necessário mais estudos para confirmar o benefício.

Silimarina:

Resultado de imagem para silimarinaA Silimarina é uma erva floral, pertencente à família das margaridas e também da ambrósia americana. Essa substancia é conhecida por ter efeito anti-inflamatórios, anti-oxidativo e protetor contra drogas e toxinas.Entretanto, nenhum estudo comprovou seu efeitos clínicos, todos os estudos foram ate então realizados em culturas de células e animais, não existe nenhum dado de eficácia em humanos.
O uso da silimarina pode causa diarreia, nauseas, gazes. A silimarina é metabolizada no fígado e pode interagir com algumas medicações que dependem da enzima citocromo p-450 como por exemplo coumadin. A silimarina pode ter efeito estrogênico e deve ser evitada em paciente com diagnostico de cancer de mama.

Graviola:

Resultado de imagem para graviolaA graviola (Annona muricata) é nativa de florestas tropicais da África, América do Sul e sudeste da Ásia e, sua fruta, sementes e folhas são amplamente utilizadas para fins medicinais nestas regiões.
Estudos de laboratório mostraram que o extrato da graviola poderia ser efetivo contra bacterias e células de câncer de mama resistentes a algumas quimioterapias. Entretanto, nenhum estudo em humanos mostrou seu benefício!
Em relação aos efeitos colaterais, alguns pesquisadores mostraram que algumas partículas químicas da graviola poderiam levar a danos nos nervos e causar sintomas parecidos com o do Parkinson. Um estudo no caribe mostrou que pessoas que ingeriam mega doses de graviola poderiam ter alterações neurológicas e alucinações.

Losna (Artemisia annua):

Resultado de imagem para losnaA Artemisia annua é uma erva usada na medicina chinesa para tratar febre, inflamação e malaria. O composto da artemisia mostrou ser efetivo para tratar malaria em estudos clínicos em humanos.
Em estudos de laboratorio com cultura de células a artemisia mostrou prevenir a multiplicação de algumas células malignas.  Porem, nenhum estudo em humanos mostrou seu benefício!
A Losna pode levar a hepatite e interagir com remédios que possuem metabolismo hepático pela enzima citocromo p450.

Avelós (Euphorbia tirucalli):

Resultado de imagem para avelosO avelós (Euphorbia tirucalli) é uma planta de origem africana amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de cânceres, úlceras, inflamações e verrugas. É considera- da uma planta tóxica, pois seu látex é corrosivo em contato com a pele e a mucosa.
Os dados sobre o avelós é controverso na literatura médica. Ainda não há estudos científicos que comprovem a atividade anti-cancerígena do avelós. Existem  estudos em cultura de células e moscas que sugerem algum benefício anti-tumoral, e outros estudos que revelam que o seu látex pode reduzir a imunidade celular, acarretando em um efeito pró-cancerígeno.
Devemos aguardar mais dados para avaliar seu real beneficio.

Outros:

Omega 3, vitamina B16 e glutamina podem ter algum potencial no tratamento de neuropatia quando apropriado, entretanto é necessário mais estudos para confirmar o benefício.

Give a Reply