A importância da vitamina D

A importância da vitamina D

A vitamina D além de estar relacionadas à saúde dos ossos, tem papel importante no sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.  Pacientes com níveis adequados de vitamina D apresentam menor risco de recorrência do câncer de intestino!

Por isso, é importante ter níveis saudáveis dessa vitamina. Veja abaixo como consegui-la:

  • Exposição ao sol: a luz solar estimula o organismo a produzir vitamina D naturalmente. O ideal seria ficar exposto ao sol de 20 a 25 minutos por dia. Antes de fazê-lo, porém, pergunte ao seu médico qual o tempo de exposição e horários mais seguros para você.
  • Peixes gordurosos: peixes como o salmão, a truta, o atum, a cavala e a enguia podem ser boas fontes de vitamina D. Além disso, contêm ômega 3, que é uma gordura benéfica para a saúde. Atum e sardinhas em lata também podem ser boas opções.
  • Alimentos fortificados: há no mercado alguns tipos de leite (de vaca, de soja e de arroz), sucos de laranja e cereais que têm vitamina D adicionada à sua composição. Procure a informação na embalagem na hora da compra.
  • Gema de ovo: a gema de ovo possui vitamina D, porém em quantidades relativamente pequenas (40 UI por ovo e o recomendado por dia é consumir 600 UI). Por isso, precisam ser combinadas com outras fontes da vitamina.
  • Bife de fígado: além da vitamina D, o bife de fígado também possui vitamina A, ferro e proteína. Como contém níveis altos de colesterol, é preciso tomar cuidado se estiver fazendo dieta para controlar os níveis de LDL (colesterol ruim).
  • Óleo de fígado de bacalhau: uma das fontes mais ricas de vitamina D, apesar do sabor não ser tão atrativo. Pode ser consumido líquido ou em cápsulas.
  • Suplementos: é possível extrair a vitamina D de suplementos, porém é de extrema importância não se automedicar e consultar um médico para saber se a suplementação é necessária. Não tome nenhum suplemento vitamínico sem a indicação e o consentimento de um médico.

Give a Reply